quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Duas sessões marcam estreia do "Antônio e os Seus" em Caxias

O curta "Antônio e os Seus" foi finalmente lançado com duas sessões realizadas nos dias 05 e 08 de dezembro na Sala Ulysses Geremia do Centro de Cultura Ordovás em Caxias do Sul. Com a presença de convidados, colegas, membros da equipe e elenco, o diretor/roteirista Le Daros apresentou essa obra que tem como tema a "transcendência inerente a todo ser humano", e cuja narrativa nos faz vivenciar a experiência de uma cerimônia de despedida (velório) sob uma visão surreal e repleta de simbolismos. Simbolismos que já começam na premissa do filme, que se baseia na ideia de que a alma não envelhece - daí todos os personagens serem representados por jovens (elenco com idades entre 15 e 24 anos), - e segue nos vários elementos de som e imagem criados à partir da edição, que somados à trilha sonora desconstroem a realidade e transportam o espectador para outra dimensão.    A psicanalista Suzymara Trintinaglia, presente na primeira sessão, cita a"importância de retratar nessa obra o ritual de uma cerimônia de despedida, dada a necessidade que nosso aparelho psíquico tem de elaborar que uma pessoa de nosso convívio de repente não esteja mais conosco". Também pontuou "a instabilidade presente no fato de se vivenciar aquele ritual, onde cada personagem projeta as diversas relações e/ou fantasias que se estabeleciam entre ele e o falecido, se colocando no lugar do mesmo, de forma a gerar uma inevitável reflexão sobre nossa 'finitude'"
Na mesma sessão o professor de filosofia e mestre em educação Robledo Luza pontua que "a quase ausência de diálogos cria lacunas que permitem ao espectador preenchê-las com sua própria imaginação..." e que  "trabalhar com essa riqueza simbólica gera a possibilidade de construções individuas no processo interpretativo". Ainda segundo Luza "a narrativa valoriza a dimensão poliédrica da personalidade do personagem principal, expondo as  relações muito particulares construídas com cada um dos presentes na cerimônia representada".  Enfim, foram muitas as manifestações de diversos convidados, em ambas sessões, cada qual levantando hipóteses e questionamentos sobre elementos conceituais do curta, assim como questões mais técnicas relacionadas com a produção e pós-produção, comentadas pelo diretor.
Na primeira sessão estiveram presentes os membros da equipe técnica: Fábio Vergani, Daniela Néspolo, Lorena Marcos e Rachel Zílio. Já na segunda os atores Fábio Cuelli, Duda Andrezza, Isadora Poletto, João Vitor Perozzo e Nicole Hugen representaram o elenco.
Nosso agradecimento a todos os presentes, à equipe da Sala de Cinema, à Dinâmica Comunicação e a todas as pessoas que espontaneamente colaboraram na divulgação.

 Segunda sessão: (créd. fotos: Luiza Duso, Adriana Andreazza)


Primeira sessão: (créd. fotos: Juçara T. Dini, Rachel Zílio, Janice Comper)





Nenhum comentário:

Postar um comentário